Prefeitura Ilha Solteira - Banco de Notícias (Jan 2010 | Out 2016)

Estímulo a entrega de pneus inservíveis

Nesta Semana, 12 a 17, a Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Ilha Solteira, através da Vigilância Sanitária, Prefeitura Municipal de Ilha Solteira está realizando a Campanha de estímulo a entrega de pneus inservíveis, estocados nos imoveis residenciais ou comércio local.
Quando um pneu chega ao fim de sua vida útil, não pode mais continuar rodando em um veículo nem mesmo ser reformado. Ele deve ser colocado em local apropriado, ao abrigo da chuva, evitando que sejam descartados na natureza ou, pior, queimados a céu aberto.
Ao trocar um pneu em um estabelecimento comercial, procure deixá-lo sempre no local (borracharias, oficinas, etc) onde será encaminhado para uma destinação ambientalmente correta.
Evite guardar pneus desnecessariamente, eles podem se tornar abrigos de insetos e roedores.
Não deixe pneus a céu aberto pois acumulam água. O acúmulo de água em pneu pode trazer prejuízos a saúde, é um potencial criadouro  do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya, zika vírus e doenças associadas a esta última: Síndrome de Guillain-Barrê e microcefalia em recém-nascidos.
A Prefeitura Municipal, através do serviço de limpeza pública, realiza coleta dos pneus todas as quartas-feiras, nos locais de comércio de pneus (borracharias, oficinas, etc) que após são estocados provisoriamente no Ecoponto (local apropriado) e posteriormente recolhidos por Empresa especializada na destinação adequada dos mesmos, www.reciclanip.org.br.
É a responsabilidade compartilhada na implantação da Logística Reversa: todos os entes da cadeia – distribuidores, destinadores, consumidores finais e o poder público em articulação com fabricantes e importadores envolvidos nos procedimentos de coleta e destinação de pneus inservíveis do Brasil.
Atenção: os pontos de coleta de pneus (borracharias, oficinas, etc) são os locais apropriados e adequados para a destinação dos pneus inservíveis por que certamente serão coletados pelo Serviço de Limpeza Pública da Prefeitura.
Participe! Colaborar é preciso e o meio ambiente agradece. É possível tornar o pneu um resíduo de valor positivo.

Publicado em: 2016-09-15 09:10:31