O Prefeito Otávio Gomes esteve em Brasília no último dia (08) em busca de soluções e recursos para o município de Ilha Solteira.

Na oportunidade o prefeito Otávio acompanhado do Deputado Federal Fausto Pinato participou da Sessão do Senado, como uma das pautas, o PLC N° 315/2009, que trata da parcela pertencente aos Estados e Municípios do produto da Compensação Financeira dos Recursos Hídricos - CFRH.

Segundo o Prefeito foram anos de tratativas e nesta sessão do Senado foi aprovado o Projeto de Lei N.315/2009 que muda os repasses aos municípios afetados por hidrelétricas.

Com a aprovação do PLC 315/2009 será alterado os percentuais de distribuição da compensação financeira pela utilização de recursos hídricos.

Os municípios sedes de hidrelétricas passarão a receber 65% dos recursos dessa compensação. A proposta mantém o percentual repassado à União: 10%, mas diminui o percentual dos estados. O aumento dos percentuais destinados aos municípios se justifica pela queda na arrecadação com a diminuição da Tarifa Atualizada de Referência utilizada no cálculo da compensação financeira.

O Deputado Federal Fausto Pinato teve um papel importante neste processo haja vista argumentos contundentes para aprovação do projeto em prol dos municípios sedes de usinas hidrelétricas.