O prefeito Otávio Gomes (DEM) nesta segunda-feira (4), fez o seu recadastramento do eleitorado de Ilha Solteira. O comparecimento é obrigatório e o atendimento deve ser agendado no site do Tribunal Regional Eleitoral.

Os eleitores ilhenses terão até o dia 29 de novembro deste ano para comparecerem ao Cartório Eleitoral, que funciona no Ilha Shopping. O não comparecimento implicará no cancelamento do título de eleitor.

Além da revisão, o eleitor ainda fará o cadastro biométrico, o que também foi feito pelo prefeito Otávio Gomes.

O novo sistema será utilizado na eleição de 2020. O processo é rápido, e leva de 20 a 25 minutos, em média. “Tudo depende do tempo para a coleta da digital.

Podemos fazer até cinco cadastros simultaneamente”, disse Rodrigo Fernando de Mendonça Furtado, chefe do Cartório Eleitoral de Ilha Solteira.

A Justiça Eleitoral adotou a biometria para garantir ainda mais segurança ao processo eleitoral. A implantação no país vem sendo gradual, já que é necessário convocar todo o eleitorado para a revisão biométrica.

O cadastramento biométrico é feito com utilização do chamado "Kit Bio", composto de dispositivo de captura de fotos, escâner para captura de digitais, maleta de transporte e cenário (mini-estúdio fotográfico com assento).

Novos locais de votação – O recadastramento também servirá para reagrupar os eleitores nos novos locais de votação, válidos a partir de 2020.

As escolas Urubupungá e Léa Silva Moraes foram utilizadas pela última vez na eleição deste ano.

Zona norte e Jardim Aeroporto ganharão postos. O Cartório Eleitoral irá descentralizar a votação já na próxima eleição, que deverá ser a primeira biométrica em Ilha Solteira, para evitar que os eleitores tenham que fazer grandes deslocamentos para votar.

Na zona sul, apenas a escola “Aparecida Benedita Brito da Silva” será mantida como local de votação. Outros dois serão criados para 2020, um na zona norte, na escola municipal “Lúcia Maria Donato Garcia”, e no Jardim Aeroporto, na escola municipal “Paulo Freire”.

Os novos locais de votação, com a indicação das novas seções, serão informados conforme a população realizar o recadastramento.

Agendamento – Para agendar o atendimento, basta acessar o site do TER-SP (http://www.tre-sp.jus.br/), em seguida em Serviços ao Eleitor e, depois, em Agendar Atendimento. Feito o agendamento, basta comparecer ao Cartório Eleitoral no dia indicado.

Prefeitura de Ilha Solteira