A Prefeitura Municipal de Ilha Solteira, através do Departamento de Água e Esgoto realizou na semana que se comemora o Dia Mundial da Água, dia 22 de março a Semana de Conscientização do Uso Sustentável da Água, através de palestras educativas junto às escolas municipais, visitas técnicas no Sistema de Tratamento de Água e concurso de frases com o tema “Economia de Água”.

Participaram do concurso de frases as escolas municipais: Paulo Freire, ABBS e  Lucia Maria Donato Garcia. As frases escolhidas foram:

• Água é muito importante para nós, por isso não jogue lixo nos rios e economize água. O planeta agradece.
  • Amigos, sem água não sobrevivemos e não queremos que isso aconteça. Então pense bem antes de desperdiça-la, porque água é vida.
  • Nós seres humanos devemos aprender que a água não é infinita. Então vamos economizar água.
  • Vamos cuidar do nosso bem precioso “Água”, usando-a com consciência. Lembre-se água é vida.
  • Água o bem maior da nossa vida, sem ela não vivemos.

As faixas vencedoras estão expostas esta semana no passeio Cuiabá viela de 500, prédio Central da Prefeitura, prédio central da UNESP, Avenida Norte no estacionamento da antiga Bigolin e escola Paulo Freire. Os alunos vencedores receberam uma camiseta comemorativa da semana da água.

O DAE realiza a Semana da Água desde 2012 depois que o Poder Executivo e legislativo criou a Lei Municipal 1828 de 23 de maio de 2011 que  “Institui a Semana de Conscientização do Uso Sustentável da Água, no mês de Março, na semana que abranger o dia 22, Dia Mundial da Água, com as programações desenvolvidas pelo DAE – Departamento de Água e Esgoto na semana da água além de levar o conhecimento de como funciona o sistema de Captação, Tratamento e Distribuição de Água desenvolve a conscientização para o uso racional da água. Este trabalho é estendido também durante todo anos às escolas particulares, faculdades e universidades.