A Prefeitura Municipal de Ilha Solteira, através do Departamento de Água e Esgoto realizou na semana que se comemora o Dia Mundial da Água, dia 22 de março a Semana de Conscientização do Uso Sustentável da Água, através de palestras educativas junto às escolas municipais, visitas técnicas no Sistema de Tratamento de Água e concurso de frases com o tema “Economia de Água”.

Participaram do concurso de frases as escolas municipais: Paulo Freire, ABBS e  Lucia Maria Donato Garcia. As frases escolhidas foram:

  • Água é muito importante para nós, por isso não jogue lixo nos rios e economize água. O planeta agradece.
  • Amigos, sem água não sobrevivemos e não queremos que isso aconteça. Então pense bem antes de desperdiça-la, porque água é vida.
  • Nós seres humanos devemos aprender que a água não é infinita. Então vamos economizar água.
  • Vamos cuidar do nosso bem precioso “Água”, usando-a com consciência. Lembre-se água é vida.
  • Água o bem maior da nossa vida, sem ela não vivemos.

As faixas vencedoras estão expostas esta semana no passeio Cuiabá viela de 500, prédio Central da Prefeitura, prédio central da UNESP, Avenida Norte no estacionamento da antiga Bigolin e escola Paulo Freire. Os alunos vencedores receberam uma camiseta comemorativa da semana da água.

O DAE realiza a Semana da Água desde 2012 depois que o Poder Executivo e legislativo criou a Lei Municipal 1828 de 23 de maio de 2011 que  “Institui a Semana de Conscientização do Uso Sustentável da Água, no mês de Março, na semana que abranger o dia 22, Dia Mundial da Água, com as programações desenvolvidas pelo DAE – Departamento de Água e Esgoto na semana da água além de levar o conhecimento de como funciona o sistema de Captação, Tratamento e Distribuição de Água desenvolve a conscientização para o uso racional da água. Este trabalho é estendido também durante todo anos às escolas particulares, faculdades e universidades.

 

Já estão acontecendo as oficinas de música do projeto Orquestra Jovem de Ilha Solteira. A ação cultural, desenvolvida pelo Departamento Municipal de Cultura, oferece aulas gratuitas de diversos instrumentos musicais, sempre aos sábados, às 14 horas, na Casa da Cultura Rachel Dossi. Neste ano, mais de 120 interessados já se matricularam para participar das aulas.

Devido à grande procura, foram abertas duas novas turmas de iniciantes, uma das 14h às 15h, e outra das 15h às 16h dos sábados. Há ainda a turma de intermediários, que ensaia sempre a partir das 16h; e, ainda, o ensaio geral com o grupo de referência, que acontece sempre a partir das 17 horas. Todas as turmas são atendidas por músicos profissionais, e Wellington Reginaldo dos Santos é o maestro.

Para marcar o reinício das atividades, a Orquestra Jovem de Ilha Solteira realizou um ensaio aberto na tarde do último sábado, 18, na Casa da Cultura Rachel Dossi. O ensaio permitiu com que vários dos alunos das turmas iniciais tocassem no grupo principal pela primeira vez. Sob a regência do mastro Wellington, a Orquestra tocou várias canções do repertório do ano passado, formado por clássicos do rock.

Não há mais vagas para as turmas iniciantes. Mas os interessados que não conseguiram se inscrever podem procurar o Departamento de Cultura, em horário comercial, e deixar seu nome para a lista de espera. Conforme foram surgindo novas vagas, em eventual desistência de algum aluno matriculado, serão chamados os nomes da lista de espera. Outras informações no telefone (18) 3743-6022.

Na manhã desta segunda-feira, 20, na Biblioteca Municipal Assis Chateaubriand, aconteceu uma oficina de vídeo com celulares, que deu início ao projeto Protagonismo Digital. O objetivo do projeto é promover a valorização das identidades de adolescentes e jovens de Ilha Solteira, por meio da oferta de oficinas que lhes permitam ser protagonistas de suas histórias, registrando suas memórias utilizando seus aparelhos celulares. A ação é realizada pelo Governo do Estado de São Paulo por meio do Proac (Programa de Ação Cultural) e pela Associação Celeiro Cultural, com apoio da Escola Estadual Arno Hausser e da Prefeitura Municipal de Ilha Solteira.

A oficina de vídeo foi ministrada pelo videomaker e produtor cultural Evandro Leroes e pela jornalista Ana Terra Bandeira, que falaram a um grupo de alunos da Escola Arno Hausser. Durante a oficina, os profissionais falaram sobre as etapas da produção de um vídeo: da ideia original à edição, passando pelo roteiro e operação de câmera, além de iluminação, áudio, captação de imagem e edição. A partir destas instruções iniciais, os estudantes deverão fazer seus próprios vídeos utilizando seus celulares. Nos vídeos, eles terão como temática a história do Bairro Jardim Aeroporto, de Ilha Solteira.

Na próxima segunda-feira, 27, haverá a segunda etapa da oficina de vídeo. Os oficineiros Evandro Leroes e Ana Terra Bandeira levarão os participantes para o Jardim Aeroporto e farão uma atividade prática, no qual os estudantes poderão empregar as noções passadas na primeira etapa da oficina. Todas as etapas do projeto Protagonismo Digital podem ser acompanhadas no site www.celeirocultural.com.br.

 

Prorrogado o período de inscrições do concurso público N.° 002/2017. 

O Município da Estância Turística de Ilha Solteira, Pessoa Jurídica de direito público interno, faz saber e torna pública o Edital da 2° Retificação do Edital Normativo Completo - Prorrogação do Prazo de Inscrições do concurso público N°. 002/2017.

Reabertura das inscrições no período entre a 0h (zero hora) do dia 20 de março e 23h59 (vinte e três horas e cinquenta e nove minutos) do dia 22 de março de 2017 (horário de Brasília/DF) através de formulário específico disponível na página eletrônica da GL Consultoria (www.glconsultoria.com.br). Os boletos serão gerados para pagamento com vencimento no dia útil imediatamente após o encerramento das inscrições.

Mais informações: aqui.