A Prefeitura Municipal de Ilha Solteira renovou o convênio com a Secretaria do Estado da Cultura para garantir mais um ano de Circuito Cultural Paulista na cidade. O programa, realizado pela Apaa (Associação Paulista dos Amigos da Arte) e apoio da Prefeitura, por meio do Departamento de Cultura, trará oito novos espetáculos culturais à cidade durante o ano, das mais diversas modalidades artísticas. Serão apresentações de teatro, dança, música e circo, sempre com entrada gratuita.

Já foi definida a programação de março e abril em Ilha Solteira. No mês de março, a atração será o espetáculo de dança “Breve Compêndio para Pequenas Felicidades e Satisfações Diminutas”, da Mercearia de Ideias. O espetáculo tem como objetivo fazer uma reflexão sobre a felicidade. Mas não aquele tipo de felicidade definida pelo senso comum, relacionada ao amor, à saúde e aos bens materiais. A ideia da apresentação é discutir e pesquisar as pequenas alegrias que cada pessoa descobre individualmente. Será no dia 21 de março, a partir das 20 horas, na Casa da Cultura Rachel Dossi. A classificação é livre.

Já no mês de abril, a atração será o espetáculo teatral “Razão Social”, da Cia. Tertúlia de Acontecimentos. A peça se passa em uma madrugada de abril de 1964, quando tropas militares tomavam as ruas do Rio de Janeiro. Na história, um estudante e um operário encontram abrigo no restaurante Zicartola, administrado por Dona Zica e Cartola, para fugir da polícia. Lá, os dois personagens se juntam aos sambistas icônicos para refletir sobre a trajetória do gênero musical e o engajamento político. O espetáculo tem texto e direção de Gero Camilo e Victor Mendes, e traz no elenco Gero Camilo, Adolfo Moura, Fabiana Cozza e Victor Mendes. “Razão Social” será apresentada em 8 de abril, a partir das 20 horas, na Casa da Cultura Rachel Dossi. A classificação é 14 anos.

 

O projeto Orquestra Jovem de Ilha Solteira, desenvolvido pelo Departamento Municipal de Cultura, está retomando suas atividades. Nesta quarta-feira, 15, a Secretária Municipal de Assistência Social, Cultura e Turismo, Fátima Holanda Sgarboza, se reuniu com Luís Otávio Collus de Paula, Diretor Municipal de Cultura, e Wellington Reginaldo dos Santos, Maestro da Orquestra, na Casa da Cultura Rachel Dossi, para definir a retomada da ação. O projeto oferece aulas gratuitas de instrumentos de corda, metais, madeira e percussão.

Ficou definido que neste sábado, 18, a partir das 14 horas, na Casa da Cultura Rachel Dossi, começará o processo de rematrícula. Neste processo, integrantes que já participavam da Orquestra Jovem de Ilha Solteira deverão comparecer para confirmar o interesse em seguir no projeto. Já a inscrição para novos alunos começa na segunda-feira, dia 20, a partir das 8h, na Casa da Cultura Rachel Dossi. Para participar, o interessado deve ter 9 anos ou mais. As oficinas de música do projeto Orquestra Jovem de Ilha Solteira acontecem todos os sábados à tarde, na Casa da Cultura Rachel Dossi.

O objetivo do projeto Orquestra Jovem de Ilha Solteira é propor o ensino coletivo de música para toda a comunidade local, proporcionando lazer, conhecimento e entretenimento aos alunos. Deste modo, desenvolve a comunicação, o relacionamento com o meio, a capacidade expressiva e a construção do espírito crítico.

Crédito fotos: Zeka Marques

Amanhã, Sábado (11) os agentes de saúde do Mutirão “Todos Juntos Contra o Aedes aegypti”, estarão visitando os imóveis das seguintes áreas:

- Desde a Alameda Rio de Janeiro até o Bairro Santa Catarina;

- Bairro Jardim Aeroporto, Ruas 01 até 09 e Ruas 19 até 31.

Receba Bem os Agentes de Saúde, a informação é a melhor prevenção!

Todos Juntos Contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Febre Amarela, Chikungunya, Zika Vírus e doenças associadas: Síndrome de Guillain-Barrê e Microcefalia.

Sem água parada não há mosquito!

A Secretaria Municipal de Educação iniciou as aulas, em todas as escolas municipais, no último dia 06 de fevereiro.

Os alunos das primeiras séries vieram acompanhados dos pais e acolhidos pelos professores no pátio central de cada escola, após as boas vindas e orientações das diretoras, os alunos foram para suas classes.

Professores de algumas classes receberam os alunos com uma aula diferenciada, com brindes, doces, pinturas e outras atividades, tudo para motiva los.

A Prefeitura Municipal por meio do Prefeito Dr. Emanuel Wenderborni Zinezi Rodrigues e atendendo a solicitação da Secretária de Educação Esporte Lazer Prof. Natália Herrero, intensificou as roçadas, manutenção de prédios e organizou todas salas de aula com os aparelhos de ar condicionado deixando em funcionamento, tudo em ordem para receberem os alunos.