Neste sábado tem “Dia D” de vacinação contra o sarampo para quem tem de 20 a 29 anos

Neste sábado (30), das 08h00 às 17h00, apenas na UBS III, que fica em frente ao Hospital, acontece o “Dia D” de vacinação contra o sarampo para quem tem de 20 a 29 anos. Neste dia também serão feitos testes rápidos e gratuitos de HIV e Sífilis.

 

Os dados mais recentes do Ministério da Saúde mostram que jovens nessa faixa etária são maioria entre os casos registrados – respondem por 30,6% do número total de casos de sarampo este ano no Brasil. E, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela pasta, são também o maior vetor em potencial da doença.

 

O sarampo é uma doença viral aguda altamente transmissível. Ele pode dar complicações, como otite média aguda, pneumonia bacteriana, laringite e laringotraqueíte, doenças cardíacas, e até matar. É transmitida por fala, tosse ou espirro e por via aérea. Seus sintomas são febre alta, mal-estar, coriza, conjuntivite, tosse e falta de apetite. Depois aparecem manchas vermelhas na pele, que são a maior característica da doença.


Sarampo – Ilha Solteira, de acordo com a Vigilância Sanitária, ainda não registrou nenhum caso de sarampo. Mas a doença já atinge várias cidades da região.

 

De acordo com Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado, já há casos confirmados em várias cidades da região, como Andradina, Castilho e Pereira Barreto. No estado, já são mais de 5 mil casos, a maioria na capital (56%).

 

 

 

Departamento de Comunicação