Ilha ganha o Centro de Inovação da Educação, que funcionará na escola Urubupungá

Ilha Solteira será uma das sedes do Centro de Inovação da Educação Básica Paulista (CIEBP), que funcionará na escola estadual “Urubupungá”. As obras no local já começaram e a expectativa é que ele comece a operar a partir de março de 2022.

A sede foi solicitada pela Diretoria Regional de Ensino de Andradina, coordenada por Selênia Silva Witter, e pela diretora da escola Urubupungá, Magali Aparecidade Ferreira Aio, reivindicação que contou com o apoio do prefeito Otávio Gomes (PSDB).

Sediado em Ilha Solteira, o CIEBP atenderá toda a rede estadual da Diretoria Regional de Andradina, além das redes municipal e privada da cidade e da região. Ele será um local para idealizar projetos e receber mentoria no hub de inovação; trabalhar com cultura maker, programação e robótica; e ainda, utilizar a modelagem 3D para fazer protótipos com temas transversais. Além disso, os estudantes terão a oportunidade de desenvolver o protagonismo no processo de ensino, com atividades “mão na massa”, além de ressignificar os espaços ociosos em escolas.

Na escola Urubupungá, o Centro ocupará um corredor inteiro composto po oito salas que estão sendo reformadas e adaptadas. Em breve, começa a instalação dos equipamentos.

O CIEBP conta com salas para atividades com uso de computadores, programação robótica, jogos digitais, pesquisa e idealização de projetos. Também abriga um pequeno estúdio do Centro de Mídias de São Paulo (CMSP) para gravação, locução, sala maker de criatividade visual, prototipagem, fabricação digital e um Hub Educacional. Professores formados e preparados por grandes parceiros da área, como Faz Educação, representante da Apple, Microsoft, Telefônica Vivo, farão a mediação dos trabalhos.

O que é o CIEBP?

O CIEBP é uma importante ferramenta de inovação para professores e estudantes da rede estadual de ensino, por permitir que no espaço de aula e/ou contraturno, eles possam potencializar os seus projetos e experimentar novas modalidades e ferramentas de inovação em um formato inédito, por ter salas multifuncionais e um hub de inovação para porpor soluções à Educação.

O espaço integra a tríade de inovação que vem sendo implementada pela Secretaria de Educação, que tem como premissa os novos componentes do Programa Inova Educação, sendo eles Tecnologia e Inovação; Cultura, com o Movimento Inova; e Experimentação, com o Centro de Inovação.

Divisão de Comunicação

Prefeitura de Ilha Solteira