Coleta Seletiva: Cooperativa de Ilha Solteira faz coleta de materiais recicláveis no município !

Em Ilha Solteira, a coleta seletiva de materiais recicláveis é realizada pela Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Ilha Solteira (COOPERSELI), por meio de um contrato firmado com a Prefeitura de Ilha Solteira.

Como funciona a Coleta Seletiva

A coleta seletiva de materiais recicláveis é feita em todos os passeios do município, uma vez por semana em cada região da cidade, sempre seguindo um cronograma, através do Mapa da Coleta Seletiva.

Materiais como vidro, papel, papelão, alumínio, plástico, etc é recolhido porta-a-porta pela cooperativa e separado no galpão de triagem, para serem vendidos às empresas recicladoras.

A coleta atende todos os setores urbanos e periurbanos do município com o recolhimento feito de porta a porta em todas as residências, exceto no bairro Cinturão Verde onde o recolhimento é realizado em lixeiras comunitárias, localizadas nas principais estradas rurais do bairro. A coleta seletiva se inicia a partir das 18h e se estende até a finalização de todos os setores da cidade.

Sobre a Cooperselis

A Cooperativa foi criada em 2002 por catadores de lixo informais, e ao longo dos anos foi se organizando e se estruturando, inclusive recebendo também alguns equipamentos do Rotary Club de IlhaSolteira, para melhorar o processo de trabalho da Cooperativa. A Cooperselis tem a sua sede localizada na Avenida Marginal Torre de TV-243, Distrito Industrial de llha Solteira /SP, em galpão cedido pela Prefeitura Municipal e encontra-se em funcionamento em pouco mais de 2.800m² de área. É composta por 16 cooperados que não medem esforços em desempenhar com qualidade e eficiência as atividades inerentes à coleta e seleção dos resíduos recicláveis e residencial, gerados na cidade.

Veja o cronograma e o Mapa da Coleta Seletiva de Materiais Recicláveis:

A Coleta é realizada de segunda a sexta-feira, no período noturno, e aos sábados, no período diurno. Partida do caminhão do Pátio da Prefeitura às 18h (2ª a 6ª) e Às 7h (sábados).

Coleta Noturna:

Segunda-feira: (Zona Sul) do bairro Morumbi até Alameda Mato Grosso;

Terça-feira: (Zona Sul) do bairro Santa Catarina até Alameda Rio de Janeiro;

Quarta-feira: bairros Ilha Bela, Nova Ilha, Ilha do Sol e Jardim Aeroporto;

Quinta-feira: (Zona Norte) da Praça Paiaguás até bairro Jd. Novo Horizonte;

Sexta-feira: (Zona Norte) da Unesp até a Câmara Municipal;

Coleta Diurna:

Sábado : bairro do Ipê, Portal da Praia, Recanto das Águas, Morada do Sol, Porto e Cinturão Verde, onde a coleta é feita nas lixeiras comunitárias das estradas rurais.

Coleta de materiais recicláveis do Comércio: Segunda a Sexta (Noturno) e Sábado (Diurno): Avenida Brasil Norte-Sul; Avenida 15 de outubro e Avenida 15 de novembro.

Veja a divisão da cidade, conforme o cronograma, no Mapa da Coleta Seletiva.

Mapa Coleta Seletiva