Covid-19: Vacinação contra doença tem nova estratégia

Por determinação do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal da Saúde passa a adotar, em 2024, uma nova estratégia para a vacinação contra a Covid-19. O objetivo é priorizar a imunização das pessoas mais suscetíveis a casos graves e mortes pela doença, como, por exemplo, idosos, gestantes e puérperas, imunodeprimidos, crianças menores de 5 anos e pessoas com comorbidades e integram grupos prioritários.

Covid-19: Vacinação contra doença tem nova estratégia

Por determinação do Ministério da Saúde, o objetivo é priorizar a imunização das pessoas mais suscetíveis a casos graves e mortes pela doença.

Conforme o preconizado pelo Ministério da Saúde, no ano de 2024, devem receber uma dose da vacina bivalente a cada seis meses as pessoas de 60 anos ou mais, pessoas imunocomprometidas, gestantes e puérperas que receberam a última dose de qualquer vacina contra Covid-19 há mais de seis meses.

Indivíduos que integram outros grupos prioritários, conforme quadro abaixo, realizarão a dose da vacina bivalente anualmente.

Para os indivíduos que não integram os grupos prioritários e que não receberam nenhuma dose prévia ou que receberam apenas uma dose da vacina contra Covid 19, não está sendo recomendada rotineiramente a vacinação pelo Ministério da Saúde, no entanto, caso o indivíduo optar por se vacinar, poderá receber ou completar o esquema básico com 2 doses.

Quem pode receber a vacina Covid-19?

• Pessoas a partir de 6 meses. O tipo de vacina que a pessoa receberá depende da idade e vacinas disponíveis.

Indicações da vacina Covid-19 para 2024:

• Rotina para crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, conforme calendário de vacinação do Programa Nacional de Imunizações:
  • O esquema básico é de 3 doses, sendo que a primeira dose deve ser administrada aos 6 meses, a segunda dose aos 7 meses e a terceira dose aos 9 meses.
  • No entanto, todas as crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias podem receber 3 doses.
  • Pessoas a partir de 5 anos que pertençam aos grupos prioritários determinados pelo Programa Nacional de Imunizações:
  • Imunossuprimidos: Esquema básico de 3 doses e reforços a cada 6 meses
  • Não imunossuprimidos: esquema básico de 2 doses e reforços a cada 6 meses ou anual, a depender do grupo prioritário.
  • Pessoas a partir de 5 anos que não pertençam aos grupos prioritários: não mais será recomendado rotineiramente para as pessoas nesta faixa etária que não fazem parte do grupo prioritário.

No entanto, se um indivíduo que não tenha sido vacinado anteriormente ou que tenha recebido apenas 1 dose da vacina contra COVID 19, optar por se vacinar, poderá receber ou completar o esquema básico com 2 doses. Não deverá receber reforços.

Onde procurar para receber sua dose de vacina:

• 6 meses a 4 anos (Pfizer Baby–1ª dose, 2ª dose e 3ª dose): Todas as salas de vacinas — Segunda a terça-feira
  • 5 a 11 anos (Pfizer Pediátrica–1ª dose e 2ª dose): Todas as salas de vacinas — Quinta a sexta-feira
  • 12 anos e mais (Pfizer bivalente): Todas as salas de vacinas do município — Segunda a sexta-feira. (exceto CRE Central).

Quais são os grupos prioritários e intervalo entre as doses?

• pessoas com 60 ou mais, intervalo de 6 meses
  • pessoas imunocomprometidas, intervalo de 6 meses
  • Gestantes e puérperas, intervalo de 6 meses
  • Pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI e RI), e seus trabalhadores, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, pessoas privadas de liberdade (igual ou maior de 18 anos), funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua, intervalo de um ano.

O que é considerado pessoa com imunossupressão?

É considerada pessoa com imunossupressão aquela que possui uma das situações abaixo:

• Transplantados de órgão sólido ou de medula óssea
  • Pessoas vivendo com HIV/Aids
  • Pessoas com doenças inflamatórias imunomediadas em atividade e em uso de corticoides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias. Crianças: doses de prednisona, ou equivalente, maior ou igual a 2 mg/kg/dia por mais de 14 dias até 10Kg.
  • Uso de drogas modificadoras da resposta imune — Metotrexato; Leflunomida; Micofenolato de Mofetila; Azatiprina; Ciclofosfamida; Ciclosporina; Tacrolimus; 6-mercaptopurina; Biológicos, em geral (Infliximabe, Etanercept, Humira, Adalimumabe, Tocilizumabe, Canakinumabe, Golimumabe, Certolizumabe, Abatacepte, Secukinumabe, Ustekinumabe); Inibidores da JAK (Tofacitinibe, Baracitinibe e Upadacitinibe)
  • Imunodeficiência primária grave
  • Pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise)
  • Pacientes oncológicos que realizam ou realizaram tratamento quimioterápico, ou radioterápico e estão em acompanhamento
  • Pessoas com neoplasias hematológicas
  • Comorbidades

Quais doenças são consideradas comorbidades?

Quer saber qual é a lista de comorbidades? Considere as seguintes doenças:

• Arritmias cardíacas
  • Cardiopatia hipertensiva
  • Cardiopatias congênitas no adulto
  • Cirrose hepática
  • Diabetes mellitus
  • Doença cerebrovascular
  • Doença renal crônica
  • Doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas
  • Hemoglobinopatias graves
  • Hipertensão arterial
  • Hipertensão Arterial Resistente (HAR)