Prefeitura oferece projetos sociais para jovens e idosos

A Prefeitura Municipal, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que faz parte da pasta da Secretaria de Assistência Social, oferece três Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) sendo eles: os projetos para os jovens (adolescentes de 14 a 17 anos) "Ilha de Papel" e "Projeto Agrícola Social (PAS)" e o projeto para idosos "Flores da Ilha".

Prefeitura oferece projetos sociais para jovens e idosos

Prefeitura oferece projetos sociais para jovens e idosos!

Os projetos do SCFV são ofertados de forma complementar às atividades realizadas com as famílias de acompanhamento do Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família (PAIF). Fazem parte desses projetos 80 adolescentes, 30 idosas e suas famílias. As famílias que participam são "prioritárias de atendimento" que apresentam situações que demandam a proteção social, situações de ausência de renda, dificuldades de desenvolvimento individual e de autonomia e indícios de exclusão social.

Sobre os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)

O SCFV é um trabalho realizado na defesa de direitos e no desenvolvimento de potencialidades e capacidades dos usuários para o enfrentamento das vulnerabilidades sociais vivenciadas pelas famílias, para evitar possíveis situações de risco pessoal/social, visando garantir e fortalecer o direito a convivência familiar e comunitária, a autoestima, estimulando trocas culturais e sentimentos de pertença, buscando sujeitos que demanda de proteção social.

Atividades em grupo: passeios em Parques Aquáticos

No final do ano passado (2023) os organizadores do SCFV realizaram duas viagens para atividades em grupo, sendo uma para os jovens no Parque Aquático de Olímpia, e outra para os idosos no Parque Aquático de Santa Clara D'Oeste.

Segundo a assistente social Amanda Carvalho, coordenadora do CRAS e responsável pelo SCFV, o objetivo das ações em grupo é propiciar aos integrantes dos projetos sociais um convívio grupal, comunitário e social. “Estas ações (atividades e passeios) desenvolvem a convivência e as relações de afetividade, respeito mútuo e estimula a ampliação do universo artístico e cultural, como também o desenvolvimento de potencialidades e contribuem para a formação social e cidadã, dos seus integrantes. Ao longo deste ano (2024) várias atividades em grupo, oficinas, palestras e passeios também serão realizados pelo SCFV”, disse Amanda.

Segundo a secretária de Assistência Social, Cátia Buzola, os projetos sociais realizados pelo SCFV em Ilha Solteira, são referência regional e estadual, e são importantíssimos para o desenvolvimento social dos jovens, como também para a inclusão de idosos em atividades em grupos e o fortalecimento de suas relações.

Os interessados em participar dos projetos sociais da Prefeitura ou tirarem dúvidas, podem dirigir-se ao Centro de Referência em Assistência Social de Ilha Solteira - CRAS, que fica na Avenida Continental nº 175, fone (18) 3742-2039, ou ligar na Secretaria de Assistência Social, nos telefones (18) 3742-3555.

Depto. de Comunicação
Prefeitura de Ilha Solteira